Solidificando cada vez mais o compromisso com a sustentabilidade, ações sociais e um consumo mais consciente, o Grupo Mabu investe forte em temas de ESG. Desta vez, reuniu as principais lideranças entre as marcas Mabu Thermas Resort, Blue Park e My Mabu para um treinamento focado no tema.
O treinamento, ministrado por Gustavo Corrêa, liderança em Gestão Estratégica para Sustentabilidade e Reputação Corporativa, ocorreu entre os dias 20 e 22 de janeiro no Espaço Atlântico Mabu em Foz do Iguaçu.
Durante um intensivo de 3 dias, diretores, gerentes e supervisores debateram pautas relacionadas a meio ambiente, eventos solidários, governança e mais. A proposta central foi criar um plano de ação estratégico a ser executado mês a mês ao longo de 2025. Com reuniões periódicas a fim de traçar os próximos passos e acompanhar a execução prática do planejado.
“O Mabu está amadurecido e entende que é preciso cuidar das pessoas e do meio, para que possa se tornar referência em gestão comprometida com modelo ESG”, conta Gustavo.
O que é ESG?
ESG é uma sigla em inglês que significa “Environmental, Social and Governance”, em português “ASG” (Meio Ambiente, Social e Governança). Na prática, se trata de um conjunto de critérios que avaliam o comprometimento sustentável de uma empresa ou organização.
Para isso, leva em conta ações relacionadas ao impacto ambiental, consumo consciente, relação social com a comunidade externa e interna, nível de transparência, ética e responsabilidade de gestão e mais. Empresas com uma cultura organizacional amparada em boas práticas ESG são, dentre tudo, porta vozes de responsabilidade socioambiental.
Na prática
O Grupo Mabu realiza anualmente diversas ações focadas em colaborar com a comunidade em aspecto social e sustentável. Campanhas de arrecadação de materiais escolares, brinquedos, itens pessoais, vestuário e alimentos são algumas das mobilizações realizadas ao longo dos meses. Além de colaborar com datas sazonais especiais, como arrecadação de chocolates na Páscoa e outras ações em datas celebrativas.
Cada uma das campanhas realizadas conta com parceiros do terceiro setor que receberão as doações em Foz do Iguaçu e região. Entre eles, AFA (Associação Família Acolhedora), Apae (Associação de Pais e Amigos Excepcionais), Lar dos Velhinhos, Caia (Centro de Atenção Integral ao Adolescente), entre outros.
“Em 2024 também realizamos a 5ª edição do DNPD no Blue Park. Reunimos mais de 1.500 pessoas entre crianças e adultos autista e pessoas com deficiência para viverem momentos incríveis no parque”, conta a gerente de Marketing, Bianca Pirilo. Esse é apenas um dos eventos que o Grupo investe anualmente e que seguirá ampliando em 2025.
Próximos passos
“É muito importante toda a movimentação que o Mabu tem feito para investir cada vez mais energia em ações de ESG. É uma pauta fundamental para reforçar o compromisso da empresa com sua missão e valores”, comenta Bianca.
Agora as lideranças de cada time irão direcionar os demais colaboradores em suas respectivas frentes de ação para começar a tirar o planejado do papel. “Mês a mês faremos o acompanhamento da curva de evolução, sempre redirecionando e ajustando estratégias”, completa Bianca.
Leia mais: