Grupo Mabu se destaca com gestão integrada e digital

Modelo de serviços compartilhados completa dois anos com ganhos operacionais e tecnológicos consolidados

Em um setor onde a adoção de modelos administrativos modernos ainda é incipiente, o Grupo Mabu se destaca. A empresa, referência em hospitalidade e entretenimento, completa dois anos da implantação de seu Centro de Serviços Compartilhados (CSC), chamado SCM – Serviços Compartilhados Mabu.

A estrutura reúne cinco áreas de back office em uma única plataforma de gestão: governança (melhoria contínua e compliance), tesouraria, cobrança, fiscal contábil e suprimentos (compras e almoxarifado). Com isso, o grupo promoveu ganhos significativos em eficiência, produtividade e controle.

Implantação

Implantado em abril de 2023, o SCM foi liderado por Jorge Della Via, Diretor de Tecnologia, Inovação e CSC do Grupo. Desde o início, a tecnologia foi integrada à gestão para garantir sinergia entre sistemas, processos e pessoas.

“Nossa abordagem ao SCM envolveu uma integração tecnológica profunda. Queríamos que todas as áreas atuassem em harmonia. Foi um desafio complexo, dado o tamanho da operação, mas os resultados superaram as expectativas”, afirma Della Via.

Embora a maturação de um CSC costume levar cerca de três anos, o Grupo Mabu surpreendeu. Em apenas 18 meses, já havia alcançado resultados expressivos. Atualmente, com dois anos completos, os ganhos são ainda maiores. Entre eles: redução de 53% nos custos operacionais, melhoria no tempo médio de atendimento (de 5 para 3 dias), mais de 550 horas mensais economizadas com automação e eliminação de 890 horas de retrabalho.

“O modelo simplificou processos e alinhou as áreas. Considerando a complexidade das operações, o desafio foi grande. No entanto, os resultados mostram que o SCM é uma solução estratégica para o nosso crescimento”, reforça Jorge.

Além disso, a adoção de tecnologias como RPA (Robotic Process Automation) e API (Application Programming Interface) trouxe impactos relevantes.

“Com essa integração, ganhamos eficiência, agilidade e reduzimos erros. Consequentemente, conseguimos automatizar tarefas repetitivas e otimizar o tempo”, destaca Della Via.

Outro ponto de destaque foi o compromisso com a sustentabilidade. Em dois anos, o consumo de papel caiu de 572 mil para 208 mil folhas. Isso resultou em uma economia de mais de R$ 40 mil.

“Reduzimos custos e nosso impacto ambiental. Assim, reforçamos nosso compromisso com práticas alinhadas ao ESG”, explica.

Paralelamente, o investimento em pessoas seguiu a mesma lógica estratégica. Desde o início do projeto, foram 432 horas de treinamentos e mais de 45 promoções internas — tudo isso sem aumento de orçamento.

“Transformamos processos e desenvolvemos nosso time. Com isso, fortalecemos a cultura organizacional, um dos pilares do nosso modelo”, afirma Della Via.

Atualmente, 65 colaboradores atuam exclusivamente no SCM. A estrutura já mapeou 225 projetos e criou 273 pontos de integração entre áreas. Dessa forma, as rotinas administrativas tornaram-se mais fluidas e padronizadas.

“Ao centralizar funções administrativas e financeiras, conseguimos melhorar os controles internos, aumentar a transparência e alinhar toda a equipe aos mesmos objetivos”, completa.

Para o futuro, a meta é seguir aprimorando o modelo com novas soluções tecnológicas, inteligência analítica e maior integração de dados.

“O SCM foi criado como um organismo vivo, que evolui com as demandas do Grupo. Estamos sempre olhando para o próximo passo, com foco em inovação, eficiência e crescimento sustentável”, conclui Jorge.

Com esse modelo, o Grupo Mabu não apenas modernizou sua gestão. Também se posicionou na vanguarda da hotelaria nacional. Hoje, é uma das poucas empresas do setor a operar com um CSC totalmente integrado e orientado por dados — um diferencial competitivo raro no Brasil.

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