Mais do que uma celebração simbólica, a empresa consolida políticas que reconhecem e apoiam as diferentes etapas da jornada da mulher, especialmente durante a maternidade
Com 478 colaboradoras, sendo 254 mães, o Grupo Mabu vai além da legislação trabalhista. Ele oferece suporte efetivo e contínuo às famílias dos profissionais.
Durante o Mês das Mães, o Grupo reafirma seu compromisso com o bem-estar das colaboradoras. Além disso, promove iniciativas alinhadas ao valor Família, base da cultura organizacional. Assim, fortalece um ambiente pautado no acolhimento, empatia e respeito.
Esse cuidado integra uma estratégia institucional que se destaca nacionalmente. No final de 2024, o Grupo conquistou, pelo segundo ano, a recertificação no Great Place to Work (GPTW), com nota 8,4. Esse reconhecimento reforça a credibilidade das práticas de gestão de pessoas. Além disso, a empresa entrou pela primeira vez no ranking das 100 Melhores Empresas para Trabalhar no Paraná, alcançando a 37ª posição.
Complementando, em 2025, o Grupo recebeu o selo de Boas Práticas em Saúde Mental, concedido pela Great People – Mental Health. A certificação usa neurociência e inteligência artificial para analisar a linguagem dos colaboradores em pesquisas internas. Isso permite mapear mais de 100 dimensões emocionais. Os dados ajudam a melhorar engajamento, risco de burnout e bem-estar.
“Esses dados aprimoram a experiência dos colaboradores, criando um ambiente onde todos se sentem ouvidos e motivados”, afirma Karla Amaral, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional (DHO).
Valorização da maternidade como prática de gestão
Um programa chave da estratégia é o Mabu Família, que apoia mães e pais em diferentes momentos da vida profissional e familiar.
O acolhimento começa com o Kit Maternidade, entregue após a apresentação do atestado de licença-maternidade e certidão de nascimento. Esse gesto simboliza o reconhecimento desse novo ciclo na vida do colaborador.
A iniciativa “Férias com o Bebê” amplia o tempo de convivência entre mãe e filho. Assim, promove vínculos afetivos com mais tranquilidade e presença.
O programa Mamãe Segura oferece um mês extra de estabilidade à gestante, além do previsto na CLT. Portanto, garante respaldo econômico e emocional nesse período sensível.
O cuidado também é estendido aos pais. A Licença Paternidade Plus amplia a licença de 5 para 10 dias, totalmente subsidiada pela empresa. Isso permite maior conexão do pai com o recém-nascido.
À medida que os filhos crescem, o suporte continua. As mães podem optar pelo auxílio-creche. Além disso, para filhos no espectro autista, a empresa oferece condições especiais, pois é Empresa Amiga do Autista. Ela cobre 70% da coparticipação no plano de saúde e concede vale-alimentação mensal de R$ 250,00.
Essas ações fortalecem a cultura organizacional. Além disso, promovem um ambiente que respeita os ciclos da vida pessoal e reconhece a importância do apoio às famílias.
“Essas ações mostram que não é só cumprir a lei, mas consolidar uma cultura que valoriza as pessoas. O Grupo Mabu entende a maternidade como uma etapa transformadora para as mulheres, dentro e fora da empresa”, reforça Karla Amaral.
As práticas adotadas comprovam que cuidar das colaboradoras e suas famílias gera um ambiente de trabalho mais saudável e comprometido. Ao celebrar o Mês das Mães, o Grupo reafirma seu compromisso com relações baseadas no respeito e valorização das pessoas.
“O futuro do trabalho exige equilíbrio entre inovação, dados e sensibilidade. No Grupo Mabu, seguimos evoluindo com consistência, fortalecendo nossas práticas e reafirmando o cuidado com quem faz parte da nossa história”, conclui Karla Amaral.