Informações e Reservas: 0800 41 7040
Das capitais Ctba, RJ e SP 4002 6040
www.hoteismabu.com.br

19 ago

Aprenda como fazer o Bolinho de Chuva da Tia Nastácia

Tia Nastacia

 Uma receita que vai trazer ótimas lembranças

O Bolinho de Chuva é uma iguaria brasileira que surgiu ainda no Brasil colonial do século XVlll. Em uma época em que o trigo era caro, escasso e vindo de Portugal, o Bolinho de Chuva surgiu tímido, mas de um jeito simpático, feito com ovos, leite e açúcar pelas mãos escravas nos tachos dos fogões à lenha.

De lá pra cá, ganhou apelidos como Quero Quero, Mata a Fome e Bolinho de Negra, sendo avantajado e recheado com cocada mole e doce de leite. Para a alegria da criançada, foi no século XX que esse quitute começou a ser chamado de Bolinho de Chuva e, então, se tornou famoso por seu preparo fácil e recomendado para os dias de chuva.

Mas a sua simplicidade e sabor não poderiam ter ganhado maior reconhecimento senão pelas mãos de Monteiro Lobado, com a personagem Tia Nastácia, do Sitio do Picapau Amarelo. Afinal, o Bolinho de Chuva da quituteira do Sítio fez a alegria de Emília, Narizinho e Pedrinho e conquistou, até mesmo, o Minotauro, que após degustar tal delícia se tornou manso e esqueceu a velha mania de comer gente.

Essa delícia também encanta os hóspedes do Mabu Thermas, que podem provar este e outros quitutes na Cozinha da Tia Nastácia, que faz parte das atrações da turma do Sítio do Picapau Amarelo para a criançada. Que tal aproveitar o próximo feriado para vir saborear esta delícia?

Enquanto não chega o dia de provar o original Bolinho de Chuva, aprenda a receita e prepare para seus filhos, familiares e amigos, faça chuva ou faça sol. Mãos à obra e bom apetite!


BOLINHO DE CHUVA DA TIA NASTÁCIA

RENDIMENTO: 6 PORÇÕES

 

INGREDIENTES
- 1 ovo grande
- 1 xícara de leite frio (240 ml)
- 1 colher de sopa de manteiga ou margarina derretida
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 xícaras de farinha de trigo (300 g)
- 2 colheres de chá de fermento químico em pó
- 3 xícaras de óleo
- ½ xícara de açúcar (90 g) com 1 colher de chá de canela em pó

MODO DE PREPARO
Em uma tigela média, bata os ovos com um garfo. Quando estiverem bem misturados, acrescente o leite, a manteiga, o açúcar e o sal. Continue batendo e adicione a farinha de trigo aos poucos, para não formar bolinhas. Por último, acrescente o fermento em pó.

Em uma frigideira funda, aqueça o óleo. Com uma colher de sobremesa, pingue a massa, virando várias vezes para que os bolinhos fritem e dourem por igual. Retire-os com uma escumadeira, passando para uma assadeira forrada com toalhas de papel, a fim de absorver o excesso de óleo. Polvilhe os bolinhos com a mistura de açúcar e canela.

DICAS
• Cuidado com a temperatura do óleo. Se ele ficar muito quente, pode deixar os bolinhos crus por dentro.
• Não frite tudo de uma única vez. O óleo pode esfriar e encharcar os bolinhos de gordura.

Huuum, deu água na boca! Faça a receita e nos conte como ficou. E não deixe de garantir um bolinho fresquinho vindo diretamente da Cozinha da Tia Nastácia, aqui no Mabu Thermas. Além disso, outras aventuras esperam pela criançada, como: brincadeiras com Narizinho e Pedrinho, histórias na varanda da Dona Benta e muito mais. Emília, Visconde e Cuca marcam presença nos finais de semana para conhecer a galerinha, confira as datas dos encontros em 2016.

 

Fontes: Site M de Mulher e Mabu Hotéis & Resort – Mabu Thermas Resort